top of page
Sobre nós

Sobre Nós

No LX Festival Dança Contacto Improvisação, temos a vontade de promover o encontro e troca entre praticantes e profissionais, contribuindo para a criação de uma nova visão e caminhos de expansão do Contacto Improvisação em Portugal. Um encontro feito por Portugueses e outros trabalhando em Portugal, aberto a tod@s e passando a magia deste lugar para o mundo. O Festival terá  encontros, jams e workshops com artistas e especialistas em Dança, Contacto e em Improvisação.

Professores

Facilitadores

Rita Vilhena

é bailarina profissional desde 2003. A sua principal motivação é a idéia de transformação e participação, mas ainda assim ela é movida pela intuição.

Rita criou em 2005 a Baila Louca improvisação e performance em Roterdão, cidade onde viveu (2002-2015). BL foi criada inicialmente como um desafio individual e para dar visibilidade a artistas que a inspiravam. Trabalhou em colaboração com Meg Stuart, Jeremy Wade, Matej Kejzar, Bruno Listopad, Keren Levi, Ugo Dehaes, Ligia Soares e Vania Rovisco para citar alguns.

Rita faz peças desde os finais dos anos 90. É professora de dança, faz parte da comunidade Contact Improvisation Amsterdão, Modern Theater Dance School (Amsterdão), Academia de Dança Arnhem - ARTEZ, Dansateliers em Roterdão, Dança para profissionais em Station Zuid Tilburg e vários festivais internacionais.

www.bailalouca.com | FB: Rita Vilhena

Ana Leitão

Nascida em Plovdiv, Bulgária, em 1982. Formou-se em Dança Contemporânea no Balleteatro, no Porto, Portugal. Fundadora da Cia. Bacantoh e da Cultural Ass. Cultural de TUDANZAS, Barcelona. Directora e criadora do Festival Social TUDAZAS , Barcelona, Espanha. Ana trabalhou com nomes como Sharon Fridman, Sofia Neuparth, Tiago Guedes, Clara Andermatt, Ainhoa Vidal, Madalena Vitorino, Sasha Ramos, Isabel Barros. Desde 2006 ensina dança contemporânea, Contato Improvisação, composição, improvisação, em Portugal, Espanha e Brasil. Paralelamente, Ana formou-se em Física e Matemática aplicada à Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. E é Mestra em Origem e Evolução da Vida, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Ana é tb ex-investigadora PRBB_ Biomedical Research Park de Barcelona em modelos criptas Stem Cells.

www.tudanzas.com | FB: Ana Maria Sousa Leitao

Pramod Miguel Bento

Nascido em Portugal, pai de rapaz de 3 anos. Pratica Artes Marciais há 43 anos (Judo, Kempo, Taido, Kung fu) e ensina desde os 17 anos, tendo liderado a Associação Portuguesa de TAIDO. No caminho apaixonou-se pela Dança Contato-Improvisação em 1992, com João Fiadeiro. Continuando a prática desde essa altura. Atuando como performer e participando na fundação das escolas de Dança-Teatro-Performance www.c-e-m.org, do www.evoe.pt e SOU. Em 2010 co-funda a BIOTribe uma comunidade e centro de terapia Bioenergética e Meditações Ativas, a funcionar em Lisboa até 2016. Trabalha desde 2000 com Desenvolvimento Pessoal e com psicoterapia corporal desde 2005, tendo sido formado em Bioenergética pelo Centro Namaste em Porto Alegre, Brasil (www.Namaste.com.br), onde viveu e trabalhou em 2015/2016. Estudou e viveu no Centro Terapêutico Humaniversity, na Holanda (www.Humaniversity.com). Inspira-se em Osho, e na sua experiência com índios da Amazónia. Ensina e aprende Meditação Ativa de Osho desde 2000 altura em que cria os www.EncontrosDoUmbigo.com. Estudou Engenharia Naval e MBA. Co-organiza e leciona as aulas e jam de Contacto Improvisação em Lisboa, CILXJam, desde Nov de 2016.

www.encontrosdoumbigo.com | FB Pramod Miguel Bento

Sofia Neuparth

Tem um percurso singular no seio da Arte Contemporânea em Portugal. No final dos anos 80 deu forma a um espaço próprio de investigação artística que sustenta as suas práticas nos estudos do corpo e do movimento. É o entendimento que tem do corpo como acontecimento em relação que determina toda a sua acção, quer a nível do trabalho de formação que desenvolve há 35 anos, quer em relação à estrutura profissional que co-criou e dirige – o c.e.m, do Festival que programa – Pedras (práticas com pessoas e lugares), da intervenção politica que realiza e das criações que apresenta. O seu percurso tem sido acompanhado por artistas e teóricos como Steve Paxton, Bragança de Miranda, Peter Pal Pelbart, Christine Greiner ou Helena Katz que muito têm contribuído para a divulgação e inscrição dessa singularidade e da sua pertinência na contemporaneidade. Na sequência do exercício de dançar teoria onde se dedica à ligação entre o trabalho de corpo e o estudo da biologia e da filosofia emergiram criações como “mmm-um poema físico”(2005), “práticas para ver o invisível e guardar segredo”(2010), “ 1 ou 2 contentamentos comedidos”(2011) ou “pátio” (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016).

Peter Michael Dietz

Peter Michael Dietz nasceu na Dinamarca. É performer, bailarino, alguém que se move, criador, designer, orientador, coreógrafo, professor. Estudou na European Dance Development Center (EDDC) onde vivenciou as mais variadas técnicas e formas de dança como, release technique e contacto improvisação. Tem trabalhado em várias instituições em Portugal no Brasil e em diferentes zonas da Europa desde 1989. Trabalha e pesquisa no ‘c.e.m – Centro em Movimento’ orientado por Sofia Neuparth. Entre as suas criações contam-se Versõa Live, Valquírias, Made in Brasil, Debaixo dos Lençois, Valquíria Voltando, Solo Sem Som, Quase Sem Pegadas e Brasilia Nova Dança. Como intérprete: Amélia Bentes, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Clara Andermatt, Aldara Bizarro, Anita Saij, Tony Thatcher, Kumico Kimoto, Ursula Raffalt, Carsten Weidemann, Gorm Neergaard, etc …

Guilherme da Luz

Guilherme da Luz nascido em 1963 ensina como profissional a arte do Kung-fu desde 1985, tendo aprendido de várias fontes e escolas:Kung-Fu Louva a Deus com Macombe (1982) e Kung-Fu TO'A com Shaharam kasiri (1983/90), mas principalmente foi muito auto didacta. A sua evolução está conectada com o ensino desta arte.

Ao longo dos anos tem dirigido várias escolas: Kung-fu TO'A na piscina dos Olivais e Clube Atlético de Alvalade, Kung-fu Lotus na Escola de Medicina Chinesa. E bastantes workshops e exibições em varias situações e contextos como por exemplo: Festival de Dança Duende em Serpa ; workshops e espectáculo "êxtase" com Carolina Fonseca e Mónica Roncon entre outros; Mala Posta e Armazém 13;  workshops e performance "Beyond Being" no Boom Festival, etc.

Guilherme da Luz é adepto da ponte entre artes como meio de enriquecimento da arte e do praticante, também faz musica que toca em sintetizadores analógicos numa pessoal viagem de meditação. Dando inúmeros concertos em vários sítios como igrejas, festivais e espaços intimista: Panteão Nacional no Festival Musica "Escuta Profunda"; Festival Outfest de Musica Exploratória no Barreiro; Igreja St. George em Lisboa; Boom Festival; Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, etc.

https://kosmicvision.bandcamp.

Contáctanos

Contacta-nos

LX CI TEAM
​

Tel: (+351) 91 461 33 23 | 92 731 01 07 (whatsapp)

Email: festcilx17@gmail.com

¡Tus datos se enviaron con éxito!

Voltar ao inicio
bottom of page